Principais indicadores de RH

Principais indicadores de RH

Quais são os indicadores de RH utilizados pela sua empresa? Você sabe quais são os principais e qual a importância de ter métricas atualizadas para cada um deles?

O mercado está cada vez mais competitivo e saturado de concorrentes. Nossos clientes estão mais exigentes e seletivos nas compras.

Desse modo, desenvolver uma boa estratégia de atuação e saber acompanhar os KPIs corretamente, é imprescindível para otimizar resultados da empresa e alcançar objetivos.

Veja abaixo quais são os mais importantes e detalhes relevantes sobre cada um deles.

1. Retorno sobre investimentos (ROI)

A sigla ROI vem do inglês: Return On Investment. Esse é um indicador importante usado em diversas áreas da empresa. No RH, é possível utilizá-lo para identificar os lucros — ou prejuízos — obtidos em treinamentos, consultoria externa ou novas tecnologias, por exemplo.

2. Taxa de Turnover

A alta rotatividade dos funcionários, o Turnover é um grande prejuízo para qualquer empresa, que vê seus esforços e dinheiro sendo desperdiçados diariamente.

3. Fator de absenteísmo

Esse é um dos principais indicadores de RH e é aplicado para avaliar o número de faltas de um colaborador e também serve para identificar o grau de satisfação dos trabalhadores.

A lógica é que quando os funcionários estão realmente satisfeitos, tendem a faltar menos.

4. Cálculo de competitividade salarial

De fato, um salário competitivo pode trazer uma série de benefícios, contribuindo para deixar todos os funcionários mais satisfeitos, engajados e comprometidos com o negócio.

Além disso, contribui para atrair e reter talentos para a empresa.

5. Índice de satisfação dos funcionários

Outro entre os principais indicadores de RH, é o nível de satisfação dos colaboradores.

Afinal, funcionários contentes produzem mais e melhor, além de contribuírem para o alcance dos objetivos organizacionais.

Quer ajuda para montar a fórmula de cálculo para cada um desses indicadores? Mande um whats pra gente, teremos prazer em ajudá-lo (47) 9 9195-6150